COMO ESTUDAR INFORMÁTICA PARA O TJMMG?

COMO ESTUDA INFORMATICA PARA O TJMMG

O edital do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais foi publicado em 14 de Janeiro de 2020 e a data de realização das provas objetivas ficou, inicialmente, para o dia 31 de Maio de 2020 (ainda temos dúvidas se essa data será mantida devido à Pandemia do COVID-19). As vagas oferecidas são para Oficial e Técnico judiciário. Para mais detalhes, consulte o edital.

MULHER FELIZ
Dentre as diversas disciplinas do edital, temos uma que é muito temida pelos candidatos, sobretudo pelos que já se submeteram a provas de outros concursos: NOÇÕES DE INFORMÁTICA.

Essa disciplina é considerada uma verdadeira PEDRA no caminho de quem quer ocupar uma cadeira em um órgão público. Eu, Pablo Leonardo, sou professor dessa disciplina há mais de 17 anos e afirmo sem medo de errar: não há o que temer, DESDE QUE VOCÊ FAÇA O QUE DEVE SER FEITO.

 

– E O QUE DEVE SER FEITO PABLO?

Estudar com o mesmo afinco e respeito que você estuda todas as outras disciplinas do edital. Acho até que um pouco de medo não te fará mal. Passe, primeiramente, a respeitar a disciplina, afinal de contas, você precisa dela para ser aprovado no concurso e, diga-se de passagem, ela é a que mais “derruba” os candidatos nas provas de concursos públicos.

 

Vamos lá, vou começar pelo nome da disciplina: Noções de informática. Eu, particularmente, odeio esse nome porque passa uma ideia de algo básico e trivial e não é nada disso. 90% dos conceitos que serão cobrados em sua prova não são ensinados em nenhuma graduação, pós ou mestrado. Tentar aprender sozinho é dar o famoso “tiro no pé”, portanto, não tente fazer isso, não perca seu tempo e não retarde os seus sonhos. Combinado?

 

Você não tenta aprender as matérias de direito, português,…, raciocínio lógico sozinho. Não entendo porque tenta fazer isso com a informática. Acredito que as pessoas sentem um pouco de constrangimento em dizer que estão fazendo um curso de informática para concursos. Talvez remeta a ideia daqueles antigos cursos de informática que as nossos pais insistiam em chamar de “curso de computação” ou “curso de computador”.

 

Não meu amigo(a), isso não é vergonha nenhuma. Se você está fazendo um curso de informática para concursos é com o intuito de ser exterminado pela prova de informática. Acredite: isso é necessário.

 

OK… já te dei o recado. Você precisa estudar com um professor que vá te orientar e vá conseguir extrair o seu melhor desempenho. Os cursinhos preparatórios estão cheios desses professores, escolha um e confie nele. Puxando a sardinha para o meu lado, eu tenho um curso no melhor estilo personal trainner, coisa mais elitizada mesmo. Se você acha que precisa da minha ajuda, clique aqui para saber mais sobre ele.

tjmmg

Mas agora vamos ao que interessa, vamos ao conteúdo programático de informática presente no edital do concurso do TJMMG.

 

  1. Conhecimento de operação com arquivos em ambiente Windows 10.

  2. Conhecimento de arquivo e pastas (diretórios) Windows 10.

  3. Utilização do Windows Explorer: criar, copiar, mover arquivos, criar diretório Windows 10.

  4. Conhecimentos em Microsoft Word 2016 para edição de texto: criação de um novo documento, elaboração de tabelas, formatação geral e impressão.

  5. Conhecimentos de Internet.

  6. Correio Eletrônico: receber e enviar mensagens; anexos; catálogos de endereço; organização das mensagens.

  7. Conhecimentos do Microsoft Excel 2016: referências a células, fórmulas de soma e de condição e outras fórmulas, gráficos, formatação condicional, impressão.

 

Entendeu alguma coisa? Não? Vou traduzir:

Internet e redes de computadores

Windows 10

Word 2016

Internet

E-mail

Excel 2016

 

Esses são os tópicos que estão explícitos no edital. Com meus alunos do meu curso SEGREDOS DA APROVAÇÃO eu ainda vou trabalhar a parte de segurança da informação, Outlook, Internet Explorer e Google Search pois são tópicos que estão inseridos na parte de Internet e também na parte de correio eletrônico. NO caso do Internet Explorer, eu prefiro falar dele em sala de aula porque ele é um dos navegadores nativos do Windows 10 (o outro é o Microsoft Edge).

 

E como eu sei que esses tópicos “ocultos” podem cair na sua prova? Porque eu estudei a banca e sei que esses tópicos sempre estão presentes em suas provas, sendo assim, não custa reservar algumas horinhas para passar aos alunos esses tópicos.

 

Comparando com os outros editais confeccionados pela mesma banca, as novidades ficam a cargo das versões do Windows do Word e do Excel. O Windows cobrado na maioria dos concursos organizados pela FUMARC é o Windows 7, mas agora ela deixou bem claro que abordará conceitos relacionados ao 10. Em relação ao Office (Word e Excel), ela sempre cobrou o 2007, 2010 e 2013, mas dessa vez ela atualizou e já colocou a versão 2016. Confesso que isso não me preocupa, afinal de contas, da versão 2013 para a versão 2016 as diferenças são poucas.

 

– Professor, como eu começo a estudar? Qual é a sequencia correta?

 

Bom, já te digo que não existe uma sequencia correta para você estudar esses tópicos. Eu vou te contar aqui a sequência que eu sigo em minhas aulas. Vamos lá:

1 – Internet e Redes de computadores

2 – Software Cliente de correio eletrônico (e-mail)

3 – Internet Explorer

4 – Windows 10

5 – Excel 2016

6 – Word 2016

7 – Segurança da Informação

8 – Google Search (modos de pesquisar no Google)

 

Atenção: as cobranças que a banca faz relacionadas a cada um desses tópicos exige que você tenha conhecimento aprofundado em cada um deles.

 

Caso você precise de um material que contenha todos esses tópicos de forma simples e esquematizada, clique aqui!

 

As provas contarão com 5 questões de informática e você tem condições de acertar as 5. Só depende de você.

 

Coloque a informática no seu planejamento, estude com respeito, com prazer. Faça com que ela deixe de ser uma inimiga e passe a ser uma aliada.

 

Para deixar as coisas ainda mais fáceis para você, estou disponibilizando aqui uma lista repleta de questões para que você possa testar os seus conhecimentos. Clique aqui e faça o download da sua lista.

 

Espero ter ajudado!

 

Caso queira receber mais dicas, siga-me no instagram @professorpabloleonardo

 

Um grande abraço!

 

Prof. Pablo Leonardo

www.estudotop.com.br




CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>