SAIBA TUDO SOBRE A SEGUNDA ETAPA DO CONCURSO DE ESCRIVÃO DA PCMG

maos digitando

O teste de digitação da segunda fase do concurso da PCMG já é em Fevereiro e muitos candidatos ainda não sabem se serão ou não convocados. Nesse POST tirarei todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Vamos com calma.
duvida menina criança computador

 

Antes de mais nada é necessário que você entenda quais são as etapas desse concurso. Para ser mais claro vou colar aqui o trecho do edital que fala sobre esse tema:

“3 DAS ETAPAS DO CONCURSO PÚBLICO
3.1 São etapas do Concurso Público, cuja realização obedecerá à seguinte sucessão:
3.1.1 Provas de Conhecimentos Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
3.1.2 Prova de Digitação, de caráter eliminatório.
3.1.3 Exames Biomédicos e Biofísicos, de caráter eliminatório.
3.1.4 Provas de Títulos, de caráter classificatório.
3.1.5 Investigação Social, de caráter eliminatório”

No momento em que escrevo esse POST, a primeira etapa já foi executada e estamos a um passo da execução da segunda etapa, a tão temida PROVA DE DIGITAÇÃO. Para essa etapa, serão convocados os 714 candidatos de maior pontuação na prova objetiva já incluindo os 72 convocados portadores de necessidades especiais.

O que acontece é que a prova de digitação não é nada fácil, embora muitas pessoas preguem essa teoria em blogs e redes sociais, mas falarei sobre a prova em breve, nesse mesmo Post. A pergunta que deve ser respondida nesse momento é:

 

Qual será a nota de corte do concurso de escrivão da PCMG?
No dia 28/12/2018, como prometido no edital, a FUMARC liberou uma lista com os nomes de todos os candidatos que estão legalmente classificados para a prova de digitação. Estar legalmente classificado não significa que SER CONVOCADO PARA A PROVA DE DIGITAÇÃO, pois a lista consta com mais de 4000 nomes e apenas 714 serão convocados.

Analisando a lista publicada pela FUMARC  e ordenando todos os registros de acordo com suas notas, da maior para a menor, podemos perceber que o candidato de número 642 alcançou os 43 pontos, ou seja, 43 será a nota de corte do concurso da PCMG. Vale ressaltar que, de acordo com o edital, todos os candidatos que alcançaram essa mesma colocação serão convocados.

 

– Alcancei uma pontuação muito próxima do que estão considerando ser a nota de corte. Devo ou não começar o meu treinamento para a segunda etapa?

A lista publicada pela FUMARC inclui também os candidatos PNE (Portadores de necessidades especiais). Como eu disse acima, estou considerado apenas 642 pessoas da lista publicada pela Fumarc e esse é o número de candidatos da ampla concorrência. Ao meu modo de ver, a FUMARC deveria publicar uma lista dos PNE e uma dos não PNE, seria mais sensato e preciso. OK… ela não fez isso, como alguns desses 642 que estamos considerando são PNE e eles tem 72 vagas reservadas para a prova de digitação, pode ser que a nota de corte caia para 42, mas essa é apenas uma possibilidade. APENAS UMA POSSIBILIDADE.

 

Eu sempre gosto de analisar todos os riscos envolvidos em uma decisão a ser tomada. No caso da pergunta acima, só existem 3 possibilidades, nenhuma a mais.

1ª Possibilidade: você iniciar seu treinamento, investir seu tempo e dinheiro e não ser convocado.
Dificilmente isso acontecerá, devido ao fato de termos a lista em mãos e a nota de corte estar mesmo entre 43 e 42 (apenas uma possibilidade) pontos. Imagine que algo ocorra e que você comece a treinar e não seja convocado para a prova de digitação. Como eu tenho um treinamento online eu posso assumir o risco com você da seguinte forma: caso você não seja convocado para a prova de digitação eu devolverei 50% do valor que você pagou na forma de vouncher para você comprar outros cursos no meu site ou ainda as apostilas de informática para concursos. Pronto, agora seu risco é muito, mas muito pequeno. A sua vida está repleta de riscos e mesmo assim em muitos casos você fecha os olhos e se joga, certo?

2ª Possibilidade: você esperar o dia 30 de Janeiro para ver a lista de convocados, ser convocado e não ter tempo para se preparar para a prova.
Na minha opinião essa é a pior das possibilidades. Na sua cabeça você não quer correr o risco de investir dinheiro e tempo em vão, mas na verdade está colocando uma ótima oportunidade na lata de lixo.

Considerando as milhares de inscrições que tivemos nesse concurso, podemos dizer que o número de pessoas a serem convocadas para a segunda etapa (714) é um número relativamente pequeno. Imagina se você for uma dessas 714 pessoas e perder a chance de pegar uma vaga simplesmente porque não acreditou no seu potencial e agora já não tem mais tempo para se preparar para o teste de digitação. Isso seria muito frustrante, concorda?

A lista sera publicada dia 30 de Janeiro e você terá menos de uma semana para se preparar. O tempo é muito curto. Seja esperto!

 

3ª Possibilidade: você começar a se preparar desde já e seu nome estar na lista dos convocados para a prova da segunda etapa.
Esteja certo de que essa é a melhor das possibilidades. Isso é o que chamamos de “mundo perfeito” ou “aposta certeira”. Você teria quase 1 mês a mais de preparação frente aos seus concorrentes, considerando que a FUMARC soltará a lista de convocados no dia 30 de Janeiro e, os candidatos teriam menos de uma semana para treinar para a prova, tendo em vista que ela acontece no início de Fevereiro.

Se você fez o concurso da PCMG e ficou com pontuação acima de 42 pontos, esteja certo de que você se enquadra em uma das 3 possibilidades e eu espero sinceramente que seja a terceira. Portanto, se você está com a pontuação citada acima, clique aqui e inicie já o seu treinamento antes que seja tarde demais.

 

COMO SERÁ A PROVA DE DIGITAÇÃO?

digitacao maquina de escrever maos
Muito simples: você chegará ao local marcado (com antecedência), será encaminhado para um dos laboratórios onde será feito um sorteio para definir qual será o texto a ser digitado por todos os candidatos que fizerem a prova naquele horário. Definido o texto a ser digitado, todos os candidatos ocuparão seus lugares e serão dados 5 minutos para que os candidatos se aqueçam usando o computador. Cada candidato usará esses 5 minutos da maneira que quiser. Tenho valiosas dicas sobre o que fazer nesses 5 minutos. Clique aqui para ter acesso a isso.

Passado o prazo de aquecimento, todos os candidatos receberão o texto impresso, mas deverão deixá-lo virado sobre a mesa até que o sinal para início do teste seja dado. Daí em diante, os candidatos terão 5 minutos para transcrever o texto impresso. Será usado para isso um computador desktop equipado com sistema operacional Windows e editor de Textos LibreOffice Writer. Durante o teste você não será informado sobre quantos minutos ainda faltam para o término do teste.

O edital não fala nada sobre poder ou não utilizar réguas para marcar o ponto onde você se encontra no texto, portanto, recomendo que você treine sem utilizar réguas ou qualquer outro objeto para se orientar. Se tem dúvidas sobre como treinar para essa prova, clique aqui.

 

EU SEREI OBRIGADO A DIGITAR TODO O TEXTO?
Não, claro que não. Para ser aprovado, você precisará digitar 600 caracteres líquidos em 5 minutos. O cálculo dos caracteres líquidos é feito da seguinte forma: Caracteres Brutos – erros. Serão considerados erros as seguintes ocorrências:
a) inversão de letras;
b) omissão de letras;
c) excesso de letras;
d) sinais e/ou acentos;
e) letras, sinais e/ou acentos errados;
f) duplicação de letras;
g) falta de espaço entre palavras e espaço a mais entre palavras ou letras;
h) falta ou uso indevido de maiúsculas;
i) tabulação desigual, falta de tabulação e colocação de tabulação onde não existe.

Imagine que o texto original tenha 1200 caracteres, mas que você conseguiu digitar apenas 700 e cometeu 50 erros. Usando a fórmula citada acima, sua quantidade de toques líquidos será de 650 e você estará aprovado. Caso você tenha cometido 101 erros, sua quantidade de toques líquidos será 599 e você será automaticamente eliminado. Um detalhe importante: a prova é de caráter eliminatório e não classificatório.

 

O RESULTADO SERÁ DADO NA HORA?
Não. Ao final do teste um fiscal do laboratório irá até você e, juntos, vocês farão a impressão da sua prova. Feito isso você assinará sua prova impressa e o seu teste terá sido finalizado. A FUMARC não informou a data em que os resultados serão divulgados, portanto, você deverá esperar com paciência. Você terá acesso à sua prova digitalizada e corrigida e será possível entrar com possíveis recursos.

 

A PROVA DE DIGITAÇÃO ELIMINA MUITOS CANDIDATOS?
Muito mais do que você pode imaginar. Digitar em casa ou no silêncio de um escritório é uma coisa, saber que você está sendo testado e conseguir digitar rápida e corretamente em um ambiente totalmente tenso é outra coisa muito diferente.

 

EU DIGITO MUITO RÁPIDO E SEM OLHAR PARA O TECLADO, MESMO ASSIM DEVO TREINAR?
A maioria dos jogadores de futebol tem habilidade e velocidade para fazer o que deve ser feito em campo, mas mesmo assim eles treinam exaustivamente, certo? Muitos odeiam treinar, mas mesmo assim treinam porque entendem que é extremamente importante. Um outro detalhe muito importante: passar para o computador um texto que está na sua cabeça é uma coisa, transcrever um texto impresso é outra coisa totalmente diferente. Quando você estiver digitando, deverá olhar para o texto dezenas de vezes e se você não for treinado a fazer isso, os resultados podem ser catastróficos. Sem contar que, como agravante, ainda existe o som do teclado dos seus concorrentes.

 

HUMILDADE SEMPRE!
Mesmo que você seja rápido, entenda que o clima de prova pode abalar seriamente o seu psicológico e interferir nos resultados do seu teste e, se isso acontecer, todo o trabalho de quase 1 ano (ou mais) de estudo será jogado fora. Pense muito e considere fazer um treinamento digno.

Existem muitas escolas que podem te ajudar nesse treinamento, mas atenção: essas escolas devem ser especializadas em provas de digitação de concursos públicos. Você deve digitar os textos adequados, com tamanhos condizentes com os que são usados nessas provas e que usam linguagem similar. Não é simplesmente digitar qualquer texto.

Se estiver meio perdido quanto a isso, clique aqui e entenda como um bom treinamento deve ser fundamentado.

Um grande abraço!

Prof. Pablo Leonardo

 

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>