TJMMG: AS INSCRIÇÕES FORAM SUSPENSAS. E AGORA? O QUE EU FAÇO?

MINI-INSCRIÇÕES SUSPENSAS

A data para início das inscrições para o concurso do TJMMG, de acordo com o edital de abertura do concurso, seria do dia 30 de Março ao dia 29 de Abril de 2020. Acontece que no dia 20 de Março a FUMARC, organizadora do Concurso, soltou uma nota em que afirmava que as inscrições do concurso estavam suspensas. Veja a nota logo abaixo:

 

COMUNICADO

SUSPENSÃO DAS INSCRIÇÕES – COVID 19

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, JUIZ JAMES FERREIRA SANTOS, no uso de suas atribuições legais, COMUNICA, tendo em vista a Pandemia de COVID 19 e a necessidade de adoção de medidas preventivas, a SUSPENSÃO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES – previstas neste Edital para início em 30/3/2020 – por tempo indeterminado e até que se reúnam as condições necessárias para a realização de forma segura do concurso.

Ficam igualmente sem validade as demais datas, prazos e períodos expressos ou referidos no Edital, que serão estabelecidos em novo cronograma de execução a ser oportunamente e amplamente divulgado.

Ratificam-se as demais disposições do Edital e seus anexos.

Belo Horizonte, 20 de março de 2020.                   

————————————————————————-

As pessoas ficaram apavoradas, desanimadas, em choque. Na verdade, todos nós estamos muito sensíveis devido ao momento de tensão e tristeza que essa Pandemia está nos proporcionando. As vezes, tamanho desespero nos deixa verdadeiramente cegos a ponto de não conseguirmos enxergar aquilo que está bem diante dos nossos olhos: o concurso teve as inscrições suspensas, ele não foi cancelado. Ainda assim, essa suspensão se deu devido à epidemia mundial de Coronavírus e não por outro motivo qualquer.

 

Ficamos frustrados, revoltados, tristes com a suspensão do concurso, mas não teríamos condições físicas e nem psicológicas de nos prepararmos para a prova, ou seja, a suspensão foi a melhor opção. Essa suspensão não é um privilégio desse concursos apenas, também foram suspensos diversos outros concursos de diversos outros órgãos no Brasil inteiro.

 

Vejam bem: os cursos preparatórios estão todos fechados com o intuito de evitar aglomerações de pessoas. Até mesmo os cursos online estão com dificuldade de fornecer conteúdo pois os professores devem se deslocar até os estúdios para fazer as gravações. A primeira ordem é: ISOLAMENTO SOCIAL TOTAL! Tudo isso só reforça o que eu disse aí em cima: se as datas fossem mantidas, você não teria as mesmas condições e chances que você tinha antes dessa pandemia chegar.

 

VAI TER O CONCURSO?

É óbvio que teremos o concurso. Se o concurso foi autorizado e o edital foi publicado é sinal de que existe demanda de novos servidores para preencherem as cadeiras vagas no TJMMG. Se existe a demanda, a autorização e o edital, é claro que o concurso acontecerá. O que não podemos precisar é se será daqui há dois, três, quatro ou seis meses. O governo não vai permitir o andamento do concurso até que essa pandemia seja totalmente controlada, não tem porquê isso acontecer, afinal de contas, os órgãos públicos que ainda estão funcionando, estão trabalhando com um quadro reduzido de servidores.

 

O QUE EU DEVO FAZER DURANTE O ISOLAMENTO? O QUE EU DEVO ESTUDAR? COMO ESTUDAR?

Você já percebeu que sempre reclamamos de barriga cheia? Todo mundo fala: “fulano tem tempo para estudar e não aproveita esse tempo. Ahhhhh se eu tivesse tempo” ou ainda “não estou estudando porque não estou achando tempo para isso”. Pois bem, todos nós (ou pelo menos grande parte) já falamos isso um dia e agora estamos tendo a oportunidade de estudar e não estamos aproveitando.

 

Veja bem: você já está mesmo em isolamento social. Tudo que poderia te desviar dos estudos está proibido nesse momento. A situação é de reclusão total. Use esse tempo para se planejar e começar a estudar, mas é para estudar firme mesmo, sem enrolação. Você não terá que ir para a academia, dentista, trabalho (exceto se você estiver na linha de frente), bares, festas de parentes, etc. A sua melhor chance é agora. Aproveite.

 

Separei aqui algumas das melhores desculpas que eu recebi de alguns alunos. Eles me mandaram mensagens durante as minhas orientações. Colocarei também as respostas que eu dei para eles.

 

“Não estou com tempo para estudar?”

R: se você não tiver tempo agora que está em casa em isolamento, nunca mais terá. Esteja certo de que essa é a sua melhor chance, mesmo.

 

“Estou sem cabeça para estudar. Não consigo me desligar das notícias.”

R: pense bem, nesse momento a única coisa que pode mudar o quadro atual é se descobrirem uma vacina ou um remédio que mate o vírus ou ainda se as infecções acabarem. Em qualquer desses dois casos você ficará sabendo em menos de 40 segundos, ou seja, não precisa ficar assistindo TV o tempo todo, até porque, o que todos os jornais estão dizendo, acaba sendo “mais do mesmo”.

 

“Estou usando o Instagram para me atualizar das notícias. Não consigo me concentrar nos estudos?”

R: Mentira, você esta usando o Instagram para ver o que os outros estão fazendo durante o isolamento e, diga-se de passagem, eu também estava, mas agora isso mudou, pelo menos para mim. Notícias eu só quero as que vierem de fontes oficiais confiáveis não sensacionalistas. Pense bem: muitas pessoas em redes sociais só querem propagar o caos, só pioram as coisas. Você pode até usar as redes sociais, mas que seja da maneira correta, prudente e inteligente.

 

“O que adianta eu estudar agora e quando a pandemia acabar eu não ter tempo de nada?”

R: você gosta de viajar? Quando você viaja você fica no máximo 15 dias ou fica o ano todo viajando? Mesmo que seja por apenas 15 dias, vale a pena viajar?

 

OK… sei de todas as suas respostas para as minhas perguntas acima. Você deve pensar nos seus estudos da mesma forma. Mesmo que daqui há uns 2 ou 3 meses sua rotina volte ao normal, você terá aproveitado todo esse tempo para tirar o atraso dos estudos. Faça isso… use esse tempo para estudar muito.

 

Perceba que não há desculpas para não estar estudando nesse exato momento. Use seu tempo livre para estudar da melhor forma possível. Revise suas anotações, adiante seus estudos, leia seus livros e apostilas. Use as redes sociais ao seu favor. Todos os dias dezenas de Professores fazem lives (eventos online ao vivo) para passar dicas, macetes, discutir editais, etc. Use e abuse desse recurso. Nós, professores, estamos dispostos a te ajudar, mas você precisa querer ser ajudado.

 

Tenho diversos grupos de estudos no Whats APP e estou pronto para te receber em um deles. Caso seja interessante para você, envie mensagem para o número (31) 9 8783 1775 e solicite a sua entrada.

 

Espero que esse texto tenha te ajudado a direcionais um pouco mais os seus estudos.

 

Um grande abraço!

 

Prof. Pablo Leonardo

www.estudotop.com.br

 




CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

One thought on “TJMMG: AS INSCRIÇÕES FORAM SUSPENSAS. E AGORA? O QUE EU FAÇO?

  • Por Adriele - Reply

    Excelente matéria, professor! Como sempre nos dando força. Agradeço pelo empenho e dedicação tenha certeza de que sua ajuda será parte da minha conquista.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>