TJMMG – OFICIAL JUDICIÁRIO – RECURSOS (INFORMÁTICA)

OLÁ, TUDO BEM?

esse post se destina à divulgação de argumentações para recursos das provas de informática do concurso do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DE MINAS GERAIS, aplicadas no ano de 2021.

Meu nome é PABLO LEONARDO (@professorpabloleonardo),  sou Professor de Informática para concursos públicos desde 2004. Também sou criado do site Estudo TOP e leciono nos principais cursos preparatórios do Brasil.

Vamos lá?

QUESTÃO 49

> Cargo: Oficial Judiciário – Especialidade
>> Oficial Judiciário
>>> Prova: tipo 4 – azul – Tarde

A alça de preenchimento inteligente do Microsoft Office Excel, uma das ferramentas mais versáteis do aplicativo, permite copiar conteúdos, continuar sequências alfabéticas e numéricas, reutilizar fórmulas e funções. Considere uma pasta de trabalho do Excel com duas planilhas – Plan1 e Plan2. A fim de multiplicar o valor da célula B2 de Plan1 aos valores das células presentes no intervalo C2:C7 de Plan2, sabe-se que os resultados serão listados nas células paralelas ao intervalo citado, que corresponde às células D2 até D7 em Plan2. Para criar uma expressão na célula C2 de Plan2 e posterior uso da alça de preenchimento, a fim de reutilizá-la nas células abaixo da primeira, a ação que irá efetuar o cálculo corretamente é:

A) =Plan1!B2 * C2

B) =Plan1!B2 * $C$2

C) =Plan1!$B$2 * C2

D) =Plan1!B2 * Plan2!C2

Gabarito Preliminar: letra C

SOLICITAÇÃO: ANULAÇÃO DA QUESTÃO
MOTIVO: NÃO EXISTE RESPOSTA CORRETA

JUSTIFICATIVA
O enunciado é muito claro quando diz “A fim de multiplicar o valor da célula B2 de Plan1 aos valores das células presentes no intervalo C2:C7 de Plan2, sabe-se que os resultados serão listados nas células paralelas ao intervalo citado, que corresponde às células D2 até D7 em Plan2”.
Entendo que as células c2 até c7 de Plan2 estão preenchidas com números e que deve haver uma fórmula que multiplique cada uma dessas células pela célula B2 de Plan1.

O enunciado também diz que os resultados devem ser colocados nas células de D2 até D7 de Plan2.
Para fazer o que é solicitado, basta ir na célula D2 de Plan2 e digitar =Plan1!$B$2*C2 e pressionar enter. Feito isso, basta usar a alça de preenchimento e arrastar essa fórmula até a célula D7.

Acontece que o enunciado diz:
“Para criar uma expressão na célula C2 de Plan2 e posterior uso da alça de preenchimento,…”
O enunciado peca ao falar célula C2, ao invés de D2. A fórmula deve ser digitado em D2 e não em C2.
Se a fórmula em questão fosse digitada na célula C2, o Excel acusaria um erro de referência circular uma vez que, essa mesma célula, C2, é referenciada na fórmula.
Por esse motivo, solicito a anulação da questão.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.